sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CALMANTES


Farinha de Maracujá (Passiflora alata)

A Farinha de Maracujá é um produto elaborado a partir das cascas do maracujá, sendo rica em Pectina, Niacina (vitamina B3), Ferro, Cálcio e Fósforo. É um alimento importante devido à alta concentração de fibras solúveis, principalmente a pectina, substância que em contato com o organismo se transforma em um gel o qual dificulta a absorção de carboidratos, e conseqüentemente, de açúcares.


Lúpulo - (Humulus lupulus) - 50 gramas
Lúpulo - (Humulus lupulus)

O lúpulo (Humulus lupulus) pertence a um gênero da família cannabinaceae. É um herbáceo perene, volúvel, vivaz, originário da Europa, e mais conhecido como o principal ingrediente da cerveja. Tem uma história longa e comprovada de uso como erva, sobretudo devido aos seus efeitos sedativos em nível de corpo e mente. As flores de lúpulo são muito usadas para encher almofadas, onde o peso da cabeça soltará os óleos voláteis.





Melissa (Melissa oficinallis) 50 gramas
Melissa (Melissa oficinallis)

Conhecida popularmente como erva-cidreira verdadeira, melissa romana ou chá da França. A melissa recebeu este nome em homenagem à ninfa grega Melona protetora das abelhas. A relação da planta com as abelhas é muito interessante: na primavera, quando nascem várias rainhas numa mesma colméia, o enxame se divide e cada um sai em busca de uma nova colméia e com o poder de atrair as abelhas, colocavam-se folhas em colméias vazias para atrair os enxames em migração.




Mulungu (Erythrina mulungu)
Mulungu (Erythrina mulungu)

O Mulungu é conhecido como uma das mais poderosas plantas sedativas. No Brasil o Mulungu é usado há tempos como forte sedativo natural. Essa erva consegue estabilizar o sistema nervoso central. Em tempos de stress é usada para equilibrar e acalmar os nervos. É também usada como antioxidante para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado. O uso do mulungu pode influenciar positivamente a regulação dos ritmos cardíacos e ajudar a reduzir a pressão arterial.




Valeriana Officinalis - 50 gramas (raiz em pó)
Valeriana Officinalis (raiz em pó)

A Valeriana acalma o sistema nervoso central. É usada contra a ansiedade e o esgotamento, devido à ausência de efeitos colaterais. A Valeriana é usada freqüentemente contra a insônia. Ajuda a adormecer mais rapidamente, sem causar uma sensação de desorientação ao despertar. Esta erva é especialmente útil a pessoas que são tão hiperativas e que não conseguem relaxar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário